Viagem Infinita

‘Viagem Infinita’ é a exposição do 1º ano do Doutoramento em Artes Plásticas [FBAUP] que encerra o ano letivo de 2024/2025. Inaugura, terça-feira, dia 08 de julho, às 16h, Ficando aberta até 25 de julho de 2025, no Instituto Pernambuco-Porto (Rua das Estrelas 143, 4150-762 Porto), e conta com a participação de: Carla Santos CarvalhoFilipa Frois AlmeidaFilipa…

Anselm Jappe

O betão armado é, desde há muito, um símbolo da modernidade. Barato, fácil de utilizar, higiénico, adequado para edifícios de qualquer dimensão. Parece satisfazer todas as necessidades: para sustentar a mania de grandeza dos poderosos, mas também para construir numerosas habitações sociais ou de “auto-construção”. No entanto, há já algum tempo que são criticados os seus numerosos defeitos, desde os impactos sobre a saúde até às suas fracas qualidades térmicas, à sua rápida obsolescência, às emissões de CO2, à extração de areia, às grandes quantidades de detritos, ao elevado consumo de solos, etc. Os edifícios de betão são muitas vezes considerados esteticamente feios e social e psicologicamente alienantes. Mas qual poderia ser a alternativa? Poderá ser a arquitetura “vernacular”, em que habitações com mil tradições são construídas com materiais locais e por artesãos locais, duráveis e com excelente desempenho térmico?

Steven Jacobs

Belgian artist Marcel Broodthaers (1924-1976) is rarely seen as a filmmaker although he was a prolific one with a filmography containing at least 50 titles. Furthermore, his entire (non-filmic) oeuvre and his writings include many references to cinema, its (pre-)history, technology, and paraphernalia. Often presented as the ultimate artist of the “post-medium condition,” constantly merging artistic media, technologies, and methods of display, Broodthaers strikingly made several films dealing with still images such as inscriptions, newspaper clippings, postcards, maps, drawings, prints, and paintings.

Focusing on La Clef de l’horloge (1957-58) and A Voyage on the North Sea (1973-74), this lecture deals with Broodthaers’s cinematic exploration of paintings…

Cihan Çakmak

Cihan Çakmak will focus on photography and moved image as a tool of self-reflection and self-empowerment. 
In this context, connected to questions of heritage, origin, transgenerational trauma and fragments of the own biography, she negotiates the past and the future at the same time. She will show her works “not me not you“2024-2025 ongoing, “Where I left you” 2023, “When we leave“ 2018-2025 ongoing. These works contextualize photography as a tool to show the inner conflicts and states by using the subject of self-portraits and essayistic, auto-fictional story telling.
These issues always follow the question of identity: Who are we? Who do we want to be? How do we want to shape our relationships in context of reconnecting after trauma?

Sofia Borges

Aula aberta com a artista brasileira Sofia Borges, baseada em Nova Iorque, desta vez em colaboração com a Ciclo – Bienal de Fotografia do Porto, no contexto da residência que resultou na exposição A New Rhapsody, apresentada no Pavilhão de Exposições da FBAUP.

Jakok Wirth (Workshop)

n the workshop we will explore performative ways of intervening and irritating the public and work on deconstructing our own constraints. Starting from little exercises to collective rehearsals in the public space. We will thereby focus on the political statements you will bring to the workshop as a starting point and try to find a collective way to express it in the public of Porto in the afternoon. So please come prepared, full of interest in getting into the public (further details you will receive in the email after inscribing).

Jakob Wirth

How do we manage to stay resistant in times where irritation becomes innovation and critique a corporate culture. Focused on artistic resistance within dominant systems such as the market, my artistic practice and research challenges traditional notions of appropriation, proposing that being “already appropriated” becomes a strategic tool for Parasite Art and subversive practice.
In the lecture I will elaborate on parasitic tactics (Maria Lugones, de Certeau) to gather different ways of subversive practice, as well as give an overview on the genealogy of the parasite as a social figure and theoretical concept (Michelle Serres, Chantal Mouffe). In the presentation I will mainly focus to my personal artistic projects weaving them together with theory and will explore how artistic research can support a grounded critical artistic practice.

Ricardo Basbaum (Workshop)

Você gostaria de participar de uma experiência artística? É um projeto em andamento desde 1994, “uma investigação acerca do envolvimento do outro como participante em um conjunto de protocolos indicativos dos efeitos, condições e possibilidades da arte contemporânea”. Estão ali em jogo questões participativas e comunicacionais, assim como sensoriais e conceituais. Neste workshop, será apresentada uma visão geral do projeto, a partir de imagens, vídeos e outros materiais, incluindo uma visão detalhada do diagrama de Você gostaria…?, onde estão inscritas suas principais questões conceituais, alguns dados numéricos e indicadas suas 5 fases, de 1994 até ao momento…

Ricardo Basbaum

Desenvolvo o projeto NBP desde o início dos anos 1990, procurando trabalhar questões em torno do conflito entre as dimensões imaterial (em suas vertentes conceitualistas) e material (portadora de intensidades sensoriais) das práticas artísticas contemporâneas, compreendendo seu impacto na economia dos processos de produção, recepção, circulação, distribuição e fruição da obra de arte, assim como sua dimensão comunicacional. Nesta apresentação, irei comentar momentos de presença do campo sônico em NBP, indicando regiões de contato com a indústria cultural, até trabalhos recentes, em que elementos discursivos são vocalizados e construídos como camadas de sonoridade…